Blue Period - Volume 06
Lançamento: Novembro de 2019
Revista: Afternoon
Roteiro e Arte: Yamaguchi Tsubasa
Nota: 5/5
Mais um volume fabuloso de Blue Period, eu pensava que a Tsubasa não iria conseguir criar mais um volume no mesmo nível do anterior... Mas ela mostrou que estou totalmente errado e isso é maravilhoso!
O volume já começa em um momento tenso pois Yaguchi - o protagonista - está indo para a segunda fase do exame e do nada ele tem um mal-estar muito forte e ele se vê em um momento bem crítico pois ele mal consegue se manter de pé e de olhos abertos, por sorte o Yotasuke e a Kuwana estavam por perto e ajudaram o Yaguchi a chegar na sala do exame, e é aí que o verdadeiro desafio do nosso protagonista começa. Pois o Yaguchi está mal, não consegue pensar em um tema para sua arte, não consegue abrir os olhos direito e ainda tem que focar no caderno de rascunhos pois os avaliadores do exame exigem ver os rascunhos/composições dos candidatos.
Será que nosso protagonista vai conseguir superar tudo isso e seguir até o final do exame de admissão da Geidai?... Não vou contar, você precisa ler pra saber. Hahaha
O volume inteiro é só sobre essa etapa do exame de admissão, parece ser pouca coisa mas é um absurdo de tão bom. Gostei da autora ter colocado o Yotasuke de volta na trama, com mais falas e servindo de inspiração/desafio pro protagonista, ele foi um verdadeiro gás de motivação que o Yaguchi tava precisando pois o Yotasuke é um gênio (como a obra não cansa de falar) em todas as obras. E o Yaguchi estava sem um objetivo, não tinha uma coisa que o impulsionasse para além de passar no exame, é aí que entra o Yotasuke sendo seu colega/inspiração para continuar desenhando.
Eu também gostei muito da autora ter inserido a Mori - a menina que incentivou o Yaguchi a seguir no mundo na arte - mas não fisicamente, ela está presente mas nas lembranças e nas menções a ela entende? Acho engraçado que o protagonista sempre tem que lidar com prazos apertados, sempre levado ao limite e se pressionando ao máximo pra conseguir entregar uma arte aceitável para passar nas provas... Isso me fez lembrar da minha época de escola, onde eu sempre fazia as coisas no último dia ou nas últimas horas (nunca façam isso pelo amor de Deus.)
Uma coisa que eu queria ter visto mais nesse volume era as provas e um desenvolvimento do Hashida, da Kuwana e do próprio Yotasuke, eu sei que a autora foca muito no Yaguchi mas acho que seria bem interessante se ela focasse nesses outros três personagens pois eles são ótimos demais pra ficarem só em segundo plano entende? O Hashida, além de ter um visual legal ele é muito inteligente quando se trata de análise de arte, seria muito bom se autora focasse alguns momentos nele. A mesma coisa com a Kuwana, que tem um talento incrível em suas composições e nos temas de suas artes, e o Yotasuke que é um gênio muito arrogante - mas é um personagem muito legal -.
O desenvolvimento de personagem continua muito bom, o Yaguchi é um personagem excelente e a cada volume isso só vai melhorando, vou falar de novo, mas eu gosto da forma que a autora vai nos ensinando coisas sobre arte através dele, pois assim como eu ele também é um completo novato perdido nesse mundo gigantesco que é a arte, e isso pra mim só faz a obra ficar cada vez mais fascinante.
Eu gosto como a autora reserva umas páginas do capítulo pra nos explicar mais sobre a arte e alguns significados em algumas obras, como esse volume fala bastante sobre nudez, ela tira um tempo pra explicar de onde surgiu esse estilo e mais alguns detalhes, e ela faz isso mostrando algumas obras bem famosas aqui no Ocidente, uma dessas páginas é essa daqui:
Eu fiquei maluco quando vi essa página, todas essas informações ajudam bastante a melhorar meu entendimento sobre arte, mas o que mais me chamou atenção foram essas obras clássicas em preto e branco. Elas com suas cores originais são maravilhosas, mas nesse estilo as deixaram mais belas e chamativas pra mim... É, eu fiquei uns 5 minutos olhando pra essa página.Esse volume tem duas cenas que eu amei de verdade, a cena de reconhecimento das obras do Yaguchi e a cena onde ele finalmente começa a aceitar sua própria arte e estilo, são duas cenas que me deixaram maravilhado - não chorei pois eu aprendi a não chorar quando vi que o Mikey de Tokyo Revengers não chora nunca -. eu queria poder mostra-las mas seria um spoiler gigantesco e estragaria toda a emoção das cenas, então... Vai ler o mangá, tá esperando o que?!
A arte continua maravilhosa, cada vez eu fico mais encantado pelo estilo de arte da Tsubasa, os rostos redondos em um traço bem leve que ela faz, as intensidades no preto pras cenas mais tensas, os cenários maravilhosos, a quadrinização e as páginas duplas que ela e seus assistentes produzem são de cair o queixo. Toda resenha eu tenho que salientar o trabalho dos artistas das páginas duplas, esses caras mandam muito bem e aqui não é diferente, nesse volume temos várias páginas duplas muito boas mas a que eu acho melhor pra mostrar aqui seria essa:
Eu gostei dessa página, é cheia de detalhes dos esboços, a câmera em primeira pessoa e focada só no caderno, nos desenhos e nas mãos do Yaguchi. Essa câmera em primeira pessoa foi algo muito bem pensado pra essa sequência de cenas, gosto dessas coisas de se aventurar e explorar formas diferentes de arte pra dar mais corpo pra obra/narrativa, eu espero que a Tsubasa continue inventiva assim pois a obra só tem a ganhar com isso.Vou parando por aqui pois eu ainda quero tentar escrever sobre o próximo volume hoje mesmo, e espero que esse texto não tenha ficado longo/cansativo demais e eu espero que tenham gostado.
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