Steel Ball Run - Volume 01
Lançamento: Maio de 2004
Revista: Ultra Jump
Roteiro e Arte: Araki Hirohiko
Nota: 4/5
Sim, finalmente vocês vão ver JoJo nesse site, comemorem muito JoJofags, o tempo de vocês chegou.
Após o final da Parte 06, onde o vilão conseguiu resetar o UNIVERSO INTEIRO, JoJo ganhou uma cara totalmente nova. Voltamos aos anos de 1800, mais precisamente nos Estados Unidos em 1890, onde um homem muito rico chamado Steven Steel, está convocando pessoas do mundo inteiro para uma corrida a cavalo que ira cruzar os EUA (de San Diego até Nova York), a famosa Steel Ball Run, tendo como prêmio a gorda quantia de cinquenta MILHÕES de dólares! Claro que ninguém perderia essa oportunidade.
Entre os participantes temos o garoto nascido no subúrbio da grande Londres mas criado por nobres, Diego Brando (sim, o Dio está de volta mas é de um novo universo), também temos o Mountain Tim, um caubói talentoso do Wyoming, o egípcio Urmd Avdul (muito parecido com o Avdol da Parte 03). O descendente de Gengis Khan, Dot Han, um total desconhecido e estranho chamado Gyro Zeppeli (estava com saudades de um Zeppeli em JoJo) e o azarão Johnny Joestar, que antes era um corredor a cavalo muito conhecido, mas ao se envolver em uma confusão ele perde tudo, o movimento de suas pernas, sua namorada e seus pais o deixaram e o que lhe resta é sua cadeira de rodas, mas ao encontrar estranho Gyro Zeppeli, sua vida mudou para sempre... Por incrível que pareça ele é o JoJo/protagonista da vez, um JoJo deficiente físico e eu achei isso muito interessante. Por fim mas não menos importante, temos o índio mais Giga Chad que eu já vi na vida, Sandman, que após ler alguns livros dos homens brancos, de ver um certo homem treinar com uma estranha esfera, e de fugir de sua vila por ter se "enturmado" com esses homens brancos, ele decide entrar na Steel Ball Run para ganhar o prêmio e encontrar esse homem estranho, o diferencial aqui é que ele vai correr de San Diego até Nova York A PÉ! ELE VAI CORRER TOTALMENTE DESCALÇO! Se isso não é ser Giga Chad então me mostrem outro exemplo. Hahaha
E essa é a premissa básica dessa Parte 07, e já logo no começo eu senti uma melhora ABSURDA na narrativa do Araki, eu tinha vindo de uma leitura seguida em JoJo, li a Parte 05 (que é a segunda pior Parte pra mim) e logo em seguida eu li a Parte 06 que, tirando os capítulos finais e o diário do Dio (que é puro CONCEITO) a Parte 06 foi bem fraca pra mim. Agora parece ser diferente, parece que o Araki tá realmente empenhado a fazer mitadas atrás de mitadas. Até o presente momento eu tô achando o Gyro um personagem muito interessante, principalmente o Stand (pra quem não sabe, é tipo um espírito de luta basicamente) que ainda permanece um total mistério.
Outra coisa muito visível nessa nova parte de JoJo, é a evolução na arte e na quadrinização do Araki, eu li JoJo colorido até a Parte 06, comecei a ler assim pois não suportava o traço inicial do Phantom Blood (Parte 01) em preto e branco, mas olhando pro traço "atual" do Araki, o cara deu um baita de um salto gigantesco e melhorou muito! Na minha opinião eu prefiro esse traço mais fino e delicado, do que aqueles adolescentes bizarros de 17 anos parecendo o CBum (Mr Olympia), mesmo a Parte 02 sendo a minha favorita, eu ainda prefiro esse traço mais fino. Acho que esse traço mais delicado do Araki tem muito a ver também com as vestimentas dos personagens, várias artes soltas do Araki que já vi na internet, sempre tem roupas extravagantes, personagens com corpos mais finos e em poses bastante diferenciadas. Isso pra mim combina muito e faz todo o sentido se pensarmos na estética, imaginem só o Jotaro da Parte 3 usando um cropped, na minha cabeça soa muito bizarro e incompatível, agora se for Giorno (o protagonista corno da Parte 05) a roupa vai casar muito melhor pois o Giorno esteticamente/fisicamente combina com esses estilos de roupa. Segue aí um exemplo da ótima arte do mangá:
Vê como o visual do personagem combina com o corpo? Imagina isso em um personagem com um físico igual ao Hulk por exemplo, seria insano e muito bizarro de se ver.
E esse visual do Gyro ficou muito louco, gostei demais do visual desse personagem e fazia um tempo que eu não gostava tanto de um visual de personagem em JoJo. Esse volume é recheado de personagens com visuais interessantes e bem chamativos, o Sandman (o índio Chad) tem um visual bem interessante e simples ao mesmo tempo. Ainda bem que eu decidi ler esse mangá em preto e branco, pra mim a versão colorida perde bastante da beleza do traço original, essa imagem de cima é a única página que ficou boa na versão colorida.
Esse volume é recheado de páginas muito bem desenhadas e com muitos detalhes, as páginas normais já tem bastante detalhes, mas as duplas roubam e muito a cena:
Olhem a loucura que é essa página, isso que é detalhes e esforço máximo, Araki e seus assistentes estão de parabéns. Essa parte está recebendo muita atenção em suas páginas no quesito arte, essa página tem traços leves e fortes ao mesmo tempo, se fosse com o traço de antes, o rosto do Johnny teria mais linhas se tornando um rosto mais quadrado e com mais sombras em algumas expressões... Graças a Deus o Araki melhorou o traço de suas obras. Eu não lembrava que JoJo tinha vários quadros inventivos com o passar das páginas, isso ajuda tanto em uma narrativa pra mim, tudo ao meu ver fica mais dinâmico, a leitura flui mais, um exemplo de um bom enquadramento/quadrinização que esse volume tem é essa página:Esses closes nos olhares já ajuda bastante a entender o que tá acontecendo na cena e os quadros na diagonal dão aquele estilo chamativo pra página, isso é muito bom pra mim e espero que a obra tenha mais páginas inventivas... Essa é a primeira vez que eu vejo uma bola curar um cadeirante ó (eu não aguentei, a piada foi mais forte que eu). HahahaChegamos ao final de mais uma resenha, eu curti bastante escrever esse texto pois JoJo é um marco/fenômeno na indústria e poder falar dele com vocês, é algo que me deixa muito feliz de verdade.
Espero que tenham gostado do texto, não se esqueçam de seguir e compartilhar o site com todos os seus amigos e conhecidos, também não se esqueçam de comentar o que acharam do meu texto e desse primeiro volume, vocês gostam ou não de JoJo? Me deixem saber aí nos comentários. Muito obrigado por toda a força que vocês sempre me dão.
Comentários
Postar um comentário