Blue Period - Volume 05 | Resenha.

 

Blue Period - Volume 05
Lançamento: Junho de 2019
Revista: Afternoon
Roteiro e Arte: Yamaguchi Tsubasa
Nota: 5/5

Faz um tempinho que eu não escrevo nada aqui né? Eu precisava dar uma pausa pra respirar e colocar o arco atual de Hunter x Hunter em dia, sim, o mangá de HxH voltou e eu tirei esse tempinho pra relembrar esse arco atual. E que arco maravilhoso, tá sendo o meu favorito da obra até o momento... Mas bora falar de Blue Period.

Depois da primeira etapa do exame de admissão da Geidai terminado, nosso protagonista e sua classe são colocados em um momento de pausa para relaxar um pouco a mente e respirar sem se preocupar só com os exames. Mas mesmo nesse momento de respiro é difícil pro Yaguchi esvaziar a cabeça e só aproveitar o momento, o desgaste mental que ele teve na semana do exame e no dia do exame em si, foram demais pra ele ao ponto de travar no cansaço. E é nesse passeio que ele aprende uma lição bem interessante, quando passamos a olhar algumas coisas/objetos com a perspectiva de algo que nós gostamos como arte ou tecnologia, aquilo que era chato a uns 5 minutos atrás passa a ser algo muito interessante e chamativo pra nós, isso é bem legal de se pensar não é mesmo? Mas além dessa respirada, os personagens ainda precisam melhorar suas artes e suas maneiras de se expressar com seus desenhos, e isso é meio complicado, tipo assim: Como vou me expressar melhor sendo que em outras vertentes da arte eu sou muito limitado ou simplesmente não me dou bem? E é aí que entra o lance de se arriscar e deixar os sentimentos falarem mais alto na arte, o Yaguchi por exemplo, tem uma dificuldade imensa com cores em seus desenhos, ele simplesmente não consegue casar nenhuma cor com boa parte de suas obras e toda essa exploração que temos nesse volume é bem legal de ver.
Esse volume explora e desenvolve um lado novo do nosso protagonista e do Ryuuji - lembram dele, o personagem afeminado/trans da obra? - e esse foco nos dois foi maravilhoso! Eu nunca vi uma obra me fazer refletir sobre várias coisas como Blue Period faz, esse arco que o Ryuuji teve aqui foi muito bem desenvolvido, os motivos dele falar tão pouco sobre si é explorado aqui, vemos que a família de Ryuuji é um completo desastre, seus pais não o aceitam da forma que ele é - principalmente seu pai, mas sua avó é a única pessoa da casa que o ama de verdade - e depois que ele fez aquilo no exame pra faculdade de artes e de ter abandonado o cursinho, o tratamento que ele recebe em casa é piorado de maneira até bruta. Ver essas cenas acontecendo com o personagem deu uma fisgada na emoção meio forte, eu disse lá atrás que o Ryuuji teria seu momento de desenvolvimento não disse? Mas eu não tinha ideia de que a Yamaguchi ia explorar e desenvolver todo esse arco de uma maneira tão tocante assim.

O que ela fez nesse volume foi subir totalmente o nível de escrita de personagem, eu consigo simpatizar com cada um desses personagens, todos eles - quando tem seus momentos -, me cativam e me fazem querer ver mais sobre eles. O Yaguchi é o protagonista e ele tem uma margem gigantesca pra ser explorada ainda, eu ainda não vi nosso protagonista 100% definido/no ápice de seu desenvolvimento, como o mundo da arte é um oceano imenso e o Yaguchi ainda está no começo de tudo, certeza que teremos muitas situações de desenvolvimento do nosso protagonista.
Eu gosto da forma como ela (autora) gosta de explicar o mundo das artes colocando o protagonista como se fosse nós o leitor leigo nesse mundo, eu mesmo sou um completo novato no mundo das artes - apesar de estar nesse ramo de críticas, resenhas e conteúdos de internet desde 2017 - e eu tô aprendendo bastante coisa com as explicações que a autora passa ao longo dos volumes, os esquemas de cores são meio complicados pra mim mas são bem interessantes.
Esse quinto volume é muito mais visual do que só texto, as imagens mostram e passam muitas emoções mais que o texto do volume em si entende? O volume tá recheado de momentos belos e significativos, aquela conversa que o Yaguchi teve com o Ryuuji na praia foi ESPETACULAR! Ouso dizer que esse volume foi uma das melhores leituras que eu fiz nesse ano e quiçá, uma das melhores da minha vida até hoje.

A arte da Yamaguchi continua maravilhosa, eu adoro esse traço mais redondo que os personagens tem em seus rostos, gosto de como ela consegue criar cenas de impacto/mega comoventes de maneira magistral e as páginas duplas dela estão cada vez melhores, um exemplo é essa página logo abaixo.

Olhem essa maravilha! Essa página carrega um significado muito emocionante e na hora que eu vi isso, eu simplesmente travei e fiquei uns bons minutos admirando essa página e refletindo sobre tudo o que aconteceu pra culminar nessa página maravilhosa! Parabéns para a Yamaguchi e seus assistentes - se ela tiver - estão cada vez melhores nas artes de páginas duplas.
E não tem só essa página dupla, esse volume tá cheio de páginas assim, mas não vou colocar todas aqui pra não dar spoilers pra quem está acompanhando a obra junto comigo. As capas de Blue Period são encantadoras e estilosas demais, todas as capas até o momento são muito lindas, mas acho que essa capa do quinto volume junto com a do primeiro, são de fato as minhas preferidas.

Blue Period está ficando cada vez melhor e está conquistando o meu coração a cada capítulo que eu leio, se continuar assim a obra vai ter tudo pra entrar no meu top 10 do MAL (My Anime List) muito fácil mesmo. É sério gente, leiam Blue Period, vocês não vão se arrepender nadinha disso.

Vou parando por aqui pois como sempre, eu não quero acabar soltando spoilers pra vocês do volume inteiro, mas o final desse volume foi deixado um gancho bem interessante de ser explorado no próximo e eu espero que seja mesmo.
Muito obrigado pela força de todos vocês e não se esqueçam de compartilhar o post com seus conhecidos, de comentar o que acharam desse texto e da obra em si e de seguir o site caso tenham gostado mesmo desse conteúdo que eu trago aqui para vocês.

Comentários