The Witcher: O Último Desejo
Lançamento: Março de 2011
Autor Andrzej Sapkowski
Editora: WMF Martins Fontes
Nota: 5/5
Primeiro post oficial do site novo, é meus amigos... Eu tô mega animadão e já voltei pra falar sobre um livro que me conquistou muito rápido.
Esse livro é dividido em contos, pois o autor nunca planejou escrever uma só história pra durar um livro inteiro, e só mais pra frente em meados de 1990 que todos os treze contos foram reunidos e lançados em um livro só, dando o surgimento do livro: O Último Desejo.
Esse livro vai narrar algumas histórias de Geralt de Rívia, um bruxo que tem como trabalho matar monstros, desfazer maldições e proteger os humanos do sobrenatural por dinheiro. Os contos não estão em uma ordem cronológica certa, então não se espante quando ver a linha temporal principal em partes que não deveria estar.
O livro começa com o mini conto chamado de A Voz da Razão, onde nosso protagonista passa uma agradável noite com uma mulher em sua cama (sim, o livro começa no famoso "vamo vê") e aparentemente o Geralt está com algum tipo de ferida e não consegue se manter muito lúcido, o que será que aconteceu com Geralt para chegar nesse estado?
O segundo conto é o primeiro conto que o Sapkowski escreveu sobre The Witcher, e o nome é: O Bruxo, onde nos é finalmente apresentado, com descrições e detalhes o nosso protagonista. Vemos que o Geralt tá longe de ser um galã bonitão igual ao Henry Cavill ou o dos jogos, aqui ele é um cara meio desfavorecido de beleza e não é um armário de tão forte e saradão, e ele é mil vezes mais sociável e carismático que o Geralt da série, não que aqui ele seja todo sorriso mas é que a série mostra um Geralt muito mais chato e sem carisma. Enfim, Geralt acaba de chegar em Wyzim (ou Vizima se você jogou The Witcher 3) que fica na região de Temeria, e é nessa cidade que o Geralt está atrás de um trabalho que ele viu em uns cartazes que os soldados e subordinados do Rei Foltest tem espalhado pela região.
E esse trabalho consiste em salvar a filha desse rei e derrotar um monstro chamado de Estrige, e é aí que vemos que o mundo de The Witcher tem casos muito bizarros, envolvendo traições, ganância, interesses políticos, abusos e aquele toque de incesto, e mesmo o Geralt não querendo se envolver demais em questões humanas, ele é tragado pra esse meio e cabe a ele resolver toda a situação.
A escrita desse livro é algo maravilhosa, pois temos descrições de salas, campos e lugares ricos em detalhes, sem deixar o leitor cansado ou entediado com essas cenas de pura descrição, o Sapkowski tem um domínio narrativo muito bom, sem aquelas barrigas imensas de provocar tédio ou até mesmo sono, e a leitura corre de uma forma muito suave e fluida. Em nenhum momento eu me senti fora da história, muito pelo contrário, eu queria me aprofundar mais ainda nesse universo e saber mais dos acontecimentos da vida do Geralt.
Os capítulos onde o Geralt fala mais sobre ele e de como funciona o surgimento dos Bruxos, é algo completamente maravilhoso, temos explicações do que o nosso protagonista é, de como funciona o teste para criarem mais Bruxos e também vemos que o Geralt é um personagem com sonhos e vontades muito diferentes do que as pessoas pensam sobre ele. Ao decorrer do livro o autor vai deixando o leitor mais afeiçoado ao protagonista, ele é um cara muito gente boa, apesar de ter seus momentos de grosseria e chatice, é um personagem que aos poucos vai cativando e que mostra muitos valores também. A honra, palavra firme e a coragem são alguns desses valores que ele mantem e passa ao longo das narrativas. Em alguns contos desse livro, ele teve a chance de virar as costas e ir embora pra outro canto, mas mesmo assim ele não deixa ninguém desamparado em momentos complicados ou muito críticos, muitas pessoas aqui nesse livro julgam o Geralt como uma aberração desalmada, quando na verdade ele é quase o extremo oposto disso, em contos como O Mal Menor e O Último Desejo, a gente vê a verdadeira personalidade do protagonista vindo à tona, mesmo quando ele quer passar um ar mais fechadão, ele não consegue... Tá certo que ele foi meio vacilão com Yennefer (o amor de sua vida e uma personagem feminina maravilhosa sem forçada de barra como as Mary Sue de hoje em dia) mas ainda assim eu entendo totalmente o lado dele, mas foi vacilão do mesmo jeito. Hahaha
As cenas de ação desse livro foram descritas com maestria, o autor nunca deixa de salientar o quão rápido e habilidoso com a espada o protagonista é. Em O Mal Menor a gente vê uma demonstração de habilidades em batalha que o Geralt possui e elas são espetaculares, ele é um excelente espadachim e um bom lutador, é forte, tem reflexos sobre-humanos e é um estrategista muito rápido em batalha. A luta dele contra a Estrige e em outras ocasiões foram muito bem feitas e bem narradas, cheias de detalhes e de uma ação frenética que te prende até o fim, e que termina de maneira satisfatória e com muito sangue.
Se eu for comparar esse livro com alguns episódios da série, eu acabaria ficando muito nervoso pois a série é totalmente sem emoção, sem carisma e com muitas distorções dos acontecimentos originais... Ainda falarei sobre essa série em uma crítica só pra ela, mas isso é em outro momento.
Aqui tá o link para vocês comprarem esse livro maravilhoso: amazon.com.br/Último-Desejo
E é isso minha gente, fazia muito tempo que eu não trazia a resenha de um livro pra vocês né? Eu tava meio que de saco cheio com livros e só consegui voltar da ressaca literária recentemente, então me desculpem por toda essa demora mas finalmente aconteceu.
Eu tenho muito a agradecer a cada um de vocês que estão me apoiando nesse novo começo com esse novo site, isso foi importante demais pra mim e eu sou eternamente grato por vocês terem me surpreendido com 209 visualizações com tão pouco tempo de vida que esse site tem... Vocês são incríveis de verdade.
PS: Leiam os livros de The Witcher com a trilha sonora dos três jogos, garanto que a imersão vai ser maior e vocês vão adorar as músicas desses três jogos.
Um livro que está a uns 2 anos no meu carrinho da submarino. Mas com certeza vejo que vale a pena ler. A série é muito boa (na minha opinião), ansiosíssima pela oportunidade de ler também!!
ResponderExcluirFaça mais resenhas de livros, você é ótimo com isso!