The Ravages of Time - Volume 04 | Resenha.

 

The Ravages of Time - Volume 04
Lançamento: Dezembro de 2001
Revista: New Youth Express
Roteiro e Arte: Chan Mou
Nota: 5/5

Eu literalmente estou apaixonado por essa obra! Eu nunca pensei que veria algo tão bem escrito e bem desenhado depois de Monster e One Piece (são o meu top 1 de todos os tempos), e The Ravages of Time veio para destruir o meu top todinho e competir por igual com os dois que mencionei... Que obra maravilhosa!

O volume começa com Yuan Shao no palácio imperial na capital de Luoyang para resgatar o imperador destronado, a criança Liu Bian, o problema é que essa criança foi só uma isca de Dong Zhuo para matar Yuan Shao queimado junto com o palácio e toda a capital de Luoyang. Os motivos de Dong Zhuo mudar a capital de Luoyang para Chang'an é revelado mais pra frente nesse volume, enquanto isso no núcleo da Cidade dos Reis, Xiao Meng, Zhang Lei, Guo Ang e Sima Lang, se deparam com Lu Bu e um exército imenso ao seu lado, junto deles está o sobrinho de Dong Zhuo (aquele merdinha que tentou abusar da Meng) e tudo foi uma armadilha pra pegar os Guerreiros Deficientes e matar o assassino de Xu Lin, sim, o Lu Bu ainda não esqueceu a morte do seu amigo/irmão Xu Lin (lá no primeiro volume.) Essa parte todinha é muito boa nesse volume, pois o Lu Bu simplesmente previu a movimentação do grupo todo, o cara parece que vê o futuro mas ele é só um ótimo estrategista e um monstro do combate também... Eu tô me retorcendo pra não contar nenhum spoiler da trama que tá rolando agora nesse volume.
Enquanto essa treta toda tá acontecendo dentro da Cidade dos Reis, Yuan Shao está indo em direção a essa cidade com seu exército, Liu Bian em seu cavalo, e o famoso Wen Chou disparando na frente de todo mundo por ser um maníaco por lutas. A apresentação desse Wen Chou é de cair o queixo, o cara simplesmente entra arregaçando tudo e mostrando pra que veio... Ele lutando contra aqueles homens a cavalo é uma cena de introdução muito boa! Enquanto isso temos o Yuan Fang que é o melhor aluno do professor Water Mirror (lembra dele no último volume?) que se vê encurralado por Dong Zhuo e ele acaba cometendo atos bem covardes pra tentar se livrar dessa encrenca. deixando Sun Shu totalmente sem chão... Literalmente. Dong Zhuo acaba por encontrar Yuan Shao no meio do caminho pra Cidade dos Rei, percebe como todos os núcleos que antes estavam totalmente separados e agora os caminhos de cada estão se cruzando em um só ponto?

Eu gosto da maneira que diferentes partes do roteiro/narrativa são conduzidos de maneira natural pra chegarem no mesmo ponto e dali eles desenvolvem mais personagens e situações que deixa qualquer um empolgado. Esse volume é cheio de ação, são lutas e conflitos de ideias uma mais empolgante que outra e eu tenho que tirar o chapéu e bater palmas pra luta do Zhang Lei e Guo Ang contra o Lu Bu, a obra pra mim vinha em uma crescente muito boa, o volume 2 conquistou o meu 8 no MAL (My Anime List) e agora esse volume e o próximo (que já li por não aguentar de empolgação) conquistou o meu 9. Nunca, até hoje, uma obra conseguiu conquistar uma nota alta minha logo no começo, One Piece mesmo demorou MUITO pra chegar no meu top 01 e The Ravages of Time chegou atropelando todas as minhas leituras (da lista de espera e dos que estou lendo) e conquistou um 9 em 5 volumes! Já Já vai conquistar o meu 10 e derrubar Monster e One Piece (ou se juntar a eles) no meu top 01.

Nesse volume é muito visível o quão boa é a produção visual dessa obra, a margem dos quadros estão bem colocadas ao meu ver, não deixa um quadro muito perto do outro e nem deixa muito afastado, pra mim tá no lugar certo. Os quadros em si estão muito inventivos, nas cenas de ação tem muitos quadros bem mais abertos dando espaço pras lutas, pois o Lu Bu usa uma Alabarda como arma e seria muito ruim ver os movimentos dele em quadros e ângulos muito fechados. Isso tudo só mostra que o Chan Mou tem um domínio absurdo sobre a arte e escrita de sua obra, esse volume é cheio de páginas lindas, um verdadeiro deleite aos olhos de quem lê, um exemplo é essa aqui:

Olha essa página meus amigos, é cheia de detalhes em todos os cantos, mesmo com essa edição da Scan BR (que não é a Without Hair Scans) a página ainda continua muito linda e chamativa. Esse momento é muito empolgante e espetacular de ler, pois são dois garotos contra um homem adulto que é um monstro no campo de batalha! Eu pensava que o Lu Bu era só um estrategista muito bom e bom de correr, mas o cara provou totalmente o contrário nessa luta contra esses dois, que é muito bem coreografada, bem desenhada e com diálogos no meio dela que só serve pra atiçar a empolgação do leitor muito mais.
Mas pra provar realmente que a arte de Ravages tá cada vez melhor, se liguem nessa página dupla aqui:
Se o Chan Mou desenha esse manhua sozinho, ele merece muitos e muitos aplausos, mas eu acho que ele deve usar assistentes assim como muitos Mangakas japoneses, seria muita loucura desenhar essas páginas duplas detalhe por detalhe iguais a essa, o cara teria que ter um punho de aço pra não gritar de dor no fim do dia. Eu estou cada vez mais fascinado pela arte desse cara e eu queria poder ler essa obra de uma vez e chegar nos mensais logo, mas aí vocês iam ficar sem conteúdo. Hahaha

Eu queria poder falar muito mais sobre esse volume, mas aí eu teria que soltar todos os spoilers pra vocês (o que não seria legal), por favor leiam The Ravages of Time, é uma obra de tirar o fôlego e tenho a total certeza de que vocês vão adorar essa obra assim como eu.
Espero que vocês tenham gostado dessa resenha, era pra ter postado ela ontem mas eu não tive tempo pra escrever... Mas o que importa é que tá saindo hoje e talvez ainda hoje ou amanhã saia a resenha do volume 05.

Comentários

  1. Caraca
    Que resenha maravilhosa.
    Não sou fã de anime, mas fiquei tentada a ler esse

    ResponderExcluir

Postar um comentário