The Ravages of Time - Volume 02 | Resenha.

 

The Ravages of Time - Volume 02
Lançamento: Julho de 2001
Revista: New Youth Express
Roteiro e Arte: Chan Mou
Nota: 5/5

É isso mesmo, mais uma resenha de manhua em um espaço mega curto de tempo... E que obra maravilhosa meus amigos.

O volume começa no acampamento da Aliança Guandong do Norte onde os homens na cabana principal estão contando as mortes que aconteceram nas últimas semanas, o homem mais importante dessa reunião se chama Liu Zhong, e ele está se vangloriando dos seus feitos e de suas fantasias. Uma delas é a que ele criou o famoso Assassino de um Olho que matou Xu Lin e seus 15 homens, e que Lu Bu "O Deus da Guerra" é só mais uma de suas invenções... Só que essa segunda fantasia é refutada segundos depois de ter sido declarada, pois Lu Bu em pessoa invadiu o acampamento inimigo matando MUITA gente e chegando até a tenda de Liu Zhong, provando assim que Lu Bu é muito real. E vemos que Lu Bu está em uma jornada de achar esse tal Assassino de um Olho para vingar seu amigo Xu Lin e acaba levando o Liaoyuan Huo, disfarçado de Zhao Huo, para o seu acampamento convencido com uma desculpa que Zhao Huo inventou na hora, pois a nova missão de Liaoyuan Huo é se infiltrar no exército de Lu Bu, saber os planos desse tal exército, localizar e resgatar o irmão mais velho da família Sima, o Sima Lang.
Indo pra outro lado da história, Dong Zhuo em Luoyang está acompanhando o novo imperador, a criança Liu Xie, para o seu trono por direito. E essa cena é algo que definiu a minha nota 5 pra essa obra, o volume 01 é uma bela introdução de mundo, personagens e objetivos, já o segundo é um baita volume de desenvolvimento dos acontecimentos anteriores e de novos empasses. Esse capítulo "O Caminho Sangrento de um Soberano" é o MELHOR capítulo pra mim até o momento, Dong Zhuo se mostrou um personagem muito forte, com ideias e ideais fortes, uma presença de fazer nego tremer na base e uma lábia que consegue motivar e cativar os corações de qualquer homem (e mulher) que se encontram desanimados/desmotivados. Esse personagem é muito bom e tem momentos com discursos que foram incríveis!

Nesse volume existem momentos onde eu fiquei me perguntando: "Mano, e agora? Como vão resolver isso?" E eu não irei responder o que são esses momentos pois estragaria a experiencia de vocês, mas saibam que esse volume em questões narrativas é sensacional, o autor tá em uma crescente muito boa de narrativa a cada capítulo que ele escreve e ele parece ter o dom de fazer as cenas épicas e confrontos políticos de uma maneira tão natural e bem contada que é fácil de entender as estratégias e objetivos de cada um dos personagens.
E o que ele tá fazendo com o Zhong Da (ou Sima Yi), é algo maravilhoso, pois ele não aparece muito mas os planos dele e suas estratégias estão ocorrendo de maneira super assertiva e sem falhas. É como se o Zhong Da fosse o maior estrategista dentre todos os personagens apresentados, também gostei do autor ter inserido conflitos políticos internos na própria Luoyang, Dong Zhuo dominou todo o território mas ainda assim existem cidadãos poderosos em Luoyang que se opõem a ele e isso é mostrado de uma maneira bem inteligente e interessante. O Chan Mou sabe deixar os leitores da obra interessados nessas tramas políticas e das estratégias de guerra... E tudo isso tá sendo entregue junto de várias cenas com diálogos épicos e lutas bem feitas.

A arte da obra continua boa nesse volume, eu gosto das cenas de ação que o autor mostra nessa volume, vemos uma ponta da crueldade e do poder de Lu Bu numa cena de tirar o fôlego, pois a arte consegue transformar uma curta cena de ação em um momento de arrepiar, mostrando pra gente que certos personagens ali não são o que aparentam ser. Lu Bu é um deles, o cara é super calmo e educado, mas na hora da porrada o cara vira O Lu Bu entende? Isso é simplesmente épico, mostrou até pra mim que achava o Lu Bu meia bomba, que o cara é tudo aquilo e muito mais que foi descrito até o momento.
E arte junto da escrita forma uma combinação perfeita que conseguiu me prender e muito nessa obra, a arte é muito limpa e bem nítida, os detalhes das páginas estão todos lá bem visíveis pra qualquer um ver e eu espero que esse nível de detalhe só cresça cada vez mais e que a obra venha a ganhar mais profundidade ainda do que já tem no momento.

Eu não quero me alongar demais aqui, quero muito que vocês leiam e deem mais notoriedade pra essa obra pois ela merece e muito ser reconhecida no mundo todo ao ponto de ganhar publicações e uma tradução de máxima qualidade.
Espero que tenham gostado e se puder me ajudem com a sua curtida, comentário e compartilhamento.

Comentários