Lançamento: Maio de 2018 (JP)
Revista: Feel Young
Roteiro e Arte: Yamashita Tomoko
Nota: 4/5
Demorou um certo tempo pra essa obra voltar aqui de novo, mas chegou o momento de falar sobre ela mais uma vez. A resenha de agora seria do segundo volume de Gachiakuta (ou Gachi Akuta), mas esse segundo volume da obra se tornou tão bagunçado e bobinho que eu optei por não trazer essa obra pra cá... Então vamos de Ikoku Nikki!
Seguindo os acontecimentos finais do volume anterior, Makio e Asa vão ao antigo apartamento onde Asa morava com seus pais para empacotar as coisas da casa e esvaziar o local. E é nesse momento que o volume mostra que vai se concentrar mais nos sentimentos da Makio e em como ela está lidando com a perda de sua irmã mais velha.
O interessante nisso tudo é que a Makio tem uma maneira bem diferente de sua sobrinha, de lidar com os sentimentos no modo geral, Asa é uma menina super sincera, um pouco sensível e direta ao ponto, já a sua tia Makio, é tímida, reservada e muito calada quando se trata de socializar e falar sobre seus sentimentos. E o com o decorrer de toda essa primeira parte do volume, a gente vai vendo como ela vai dando adeus a sua irmã e ao mesmo tempo alimentando uma dúvida em seu coração que afeta sua relação com sua sobrinha (Asa), mas mesmo com esses conflitos internos dentro de Makio e com o turbilhão de sentimentos que Asa sente dentro de si, as duas fazem o possível pra se manterem mais próximas e não guardarem tudo só pra si.
A narrativa desse volume tá muito mais fluida e mais leve de ler, os diálogos ainda mantém o peso do drama e não senti um exagero ou algo que forçasse a situação. Meio bobinho em algumas falas? Sim, mas ainda assim tem momentos onde o drama é bem encaixado e também tem uma dosagem certa entre os momentos tristes e os momentos mais leves/engraçados.
Eu gosto de ver os ensinamentos que a Makio passa para a Asa e como a mesma tenta entendê-los e aplicar esses ensinamentos na vida, isso rende muitos momentos reflexivos (principalmente pra mim), onde a obra vai tocar em temas como a solidão, amizades e um pouco da raiva falando mais alto no calor do momento.
Essa obra é muito visual, a arte e a narrativa combinam totalmente uma com a outra, pois tem certos momentos nesse volume onde o texto é pouco mas a arte da página já tá falando tudo sem a necessidade de muita descrição ou de um personagem descrever tal cena entende? Os dois últimos capítulos desse volume são um perfeito exemplo disso, o capítulo 9, onde temos a participação do ex-namorado de Makio (Kasamachi Shingo) é praticamente uma aula, ao meu ver, de momentos engraçados misturados com dramas da obra e com pontos específicos que fazem a obra andar pra um futuro desenvolvimento de personagem e possíveis conflitos. Tudo isso acontece dentro de um capítulo só que de maneira natural, leve, sem muita enrolação ou algo que faça a obra dar mil voltas até o objetivo, e isso pra mim foi maravilhoso! Ver eles conversando sobre marmitas e trazendo pontos remetentes ao passado nessa conversa, foi uma maneira muito boa de continuar a história mas com espaço pra brincadeiras e diálogos mais leves.
A arte do volume mudou poucas coisas de um volume pro outro, aqui muitas vezes (como já disse antes) as imagens falam mais que os textos, principalmente se tratando da Makio, pois ela continua misteriosa e com o "olhar de uma loba que deixou sua matilha." O enquadramento continua bonito, com muitos quadros onde o foco é nas expressões faciais dos personagens centrais.
Eu particularmente adoro quando a Yamashita foca no rosto da Makio e dá mais detalhes aos olhos dela, pois é nesses momentos onde a personagem fala sem ter um balão de diálogo, isso é um deleite pra mim... Eu tô ficando muito detalhista né? Hahaha
Eu queria poder falar mais sobre esse volume, mas se eu contar como a Asa entra em uma crescente em seu desenvolvimento e que a Makio se torna cada vez mais misteriosa, eu vou acabar dando spoilers que podem acabar com a leitura de vocês.
Então eu vou parando por aqui antes que isso aconteça, mas espero que eu tenha conseguido despertar a vontade de vocês em ler essa obra... Ah e muito obrigado pela força que vocês continuam dando ao site, isso é muito importante pra mim de verdade, e não se esqueçam de seguir o site pra receber notificações de novas postagens.
Comentários
Postar um comentário